terça-feira, 16 de outubro de 2007

Cultura Organizacional

Comente sobre a palestra “Cultura Organizacional” proferida pela Dr.ª Graça Moura, realizada dia 10/10/07, no auditório da UESPI.

8 comentários:

Anônimo disse...

A CULTURA ORGANIZACIONAL É SEM DÚVIDA ALGUMA O MOTOR DE UMA ORGANIZAÇÃO.ATRAVÉS DELA PODEMOS OBSERVAR O PERFIL DE CADA EMPRESA,SE EXISTE UMA BOA DINÃMICA INTERGRUPAL E INTERPESSOAL ENTRE OS FUNCIONÁRIOS.VALE RESSALTAR QUE A FLEXIBILIDADE NAS DECISÕES,UMA COMUNICAÇÃO ABERTA E FRANCA PARA ENCARAR OS PROBLEMAS DE FRENTE E COMPROMETIMENTO NA BUSCA DE MELHORES RESULTADOS,TORNOU-SE IMPRENCINDÍVEL PARA O SUCESSO DE UMA ORGANIZAÇÃO.MAS EXISTE AINDA MUITAS ORGANIZAÇÕES COM UMA GRANDE DEFICIêNCIA NESTE SENTIDO .PARA ISSO É NECESSÁRIO UMA MUDANÇA SISTEMÁTICA NO COMPORTAMENTO,NOS VALORES E NOS ESTILOS GERENCIAIS,CONSOLIDANDO ASSIM,TAIS MUDANÇAS PARA AUMENTAR A EFICIêNCIA DA ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO. ADMINISTRAÇÃO -BLOCO II

Anônimo disse...

A CULTURA ORGANIZACIONAL É SEM DÚVIDA MUITO IMPORTANTE PARA UMA ORGANIZAÇÃO.UMA ORGANIZAÇÃO SEM CULTURA,ANDA SEMPRE A PASSOS CURTOS,UM BOM RELACIONAMENTO ENTRE OS INTEGRANTES DE UMA ORGANIZAÇÃO DAR FORÇA PARA QUE A ORGANIZAÇÃO POSSA CRESCER E SE DESENVOLVER,UMA COMUNICAÇÃO ABERTA E FLEXÍVEL,FAZ COM QUE UMA ORGANIZAÇÃO ATINJA A SUA EXELÊNCIA,E POSSA ENCONTRAR-SE ENTRE AS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR.ADMINISTRAÇÃO-BLOCO II

Anônimo disse...

Percebe-se a importância de nós, estudantes da arte de administrar, conhecermos e analisarmos as organizações e as relações mantidas dentro e fora delas, considerando-se os materiais que a compõem, seus valores e crenças,os comportamentos e atitudes dos participantes, enfim, a Cultura Organizacional.
Em razão disso, é que honrosamente participamos, no dia 10/10/07, de uma palestra sobre o tema, ministrada pela professora Graça, onde pudemos assimilar conceitos importantíssimos sobre Cultura Organizacional e relações interpessoais. Momento este, primordial à nossa formação universitária no que atina ao aprofundamento de nossos conhecimentos e utilização dos mesmos em nossa vida profissional.

Administração - Bloco II

Unknown disse...

Palestra com a Graça Moura é sempre de grande valia em nosso aprendizado, ela tem muito a ensinar aos participantes de suas palestras. A cultura organizacional compreende um conjunto de propriedades do ambiente de trabalho, percebidas pelos empregados, constituindo-se numa das forças importantes que influenciam o comportamento. Compreende além das normas formais, também o conjunto de regras não escritas, que condicionam as atitudes tomadas pelas pessoas dentro da organização: por este motivo, o processo de mudança é muito difícil, exigindo cuidado e tempo. Para se obter uma mudança duradoura, não se tenta mudar pessoas, mas as restrições organizacionais que operam sobre elas. A cultura da organização envolve um conjunto de pressupostos psicossociais como normas, valores, recompensas e poder, sendo atributo intrínseco a organização.

Unknown disse...

A cultura organizacional é muito importante para as organizaões, devido a influência que ela causa nas pessoas dentro das empresas. Na cultura organizacional se aborda os valores, as regras, normas, crenças,atitudes, costumes e tecnicas que regem as organizações,ou seja é modo como a organização conduz o seu pessoal, controlando o clima entre as pessoas e a empresa para que assim melhor se alcance os objetivos organizacionais. Este tema foi muito bem exeplificado na palestra de Cultura Organizacioanl proferida pela psicóloga Graça Moura, que deu mais enfoque para o lado humanistico e emotivo das pessoas que deve ser melhor trabalhado nas organizações, sempre deixando de lado a forma conservadora de agir.

Unknown disse...

A palestra de Graça Moura foi importante, pois nos complementou um assunto visto em sala de aula: a chamada cultura organizacional, do processo de aplicar pessoas - discplina Gestão de Pessoas I. Vimos que referida cultura varia bastante de uma organização para outra, e que ela reúne os valores, crenças, atitudes e comportamentos das pessoas nas organizações. Além disso, há os costumes e hábitos consagrados pelo uso e que são aceitos pela maioria das pessoas que trabalham na empresa. Algo importante a ser frisado, o qual não poderia deixar de ser dito é o fato comentado na palestra que tudo são maneiras de ver, ou seja, pontos de vista. Devemos passar a ver o que nos cerca de modo novo, diferente, de uma maneira bem otimista. Portanto, para se tentar mudar a cultuta de uma organização para melhor, devemos começar a mudar nossos comportamentos, pois somos nós (pessoas) que fazemos a organização, e se quisermos que lá seja um lugar melhor para se trabalhar devemos começar a agir de modo diferente. Então, fica a lição: devemos mudarmos para melhor se assim desejamos modificar o nosso redor, e por conseguinte, a cultura organizacional! Por que não começar isso hoje? Pense nisso...

Anônimo disse...

Falar de cultura organizacional é necessário,pois nada mais é que um conjunto de valores e normas que controlam as nossas interações e,é transmitida à medida que nós aprendemos os valores com as práticas formais de socialização e com as histórias,cerimônias e linguagem organizacional que se desenvolve informalmente com o nosso amadurecimento.
A Dr.graça moura,em uma palestra ministrada aos dez dias do mês de outubro do corrente ano,foi ênfatica ao falar da fundamental importancia que se tem a cultura organizacional dentro das organizações,pois observando a referida cultura tem por objetivo orientar as pessoas em suas ações,decisões e comportamento.Consequentimente facilita para o ajuste mútuo,pois fornece um ponto de referência comum auxiliando a interação entre os membros da organização.
Administrção-BlocoII.

Anônimo disse...

Sabemos que cultura organizacional é um fator indispensável e até presente nas organizações, pois numa organização se percebe a presença de caracteristicas culturais que diferenciam os individuos que dela fazem parte,mas em relação as organizações o que diferencia os individuos são as socidades entre sí.segundo Graça Moura a cultura da socidade influencia a cultura das organizações ,pois esse fato social é importante para o administrador que conhece e valoriza seus funcionarios para um bom relacionamento e também para conhecer as atitudes e comportamentos dos mesmos...esse tipo de conhecimento não quer dizer que o administrador vá mudar as pessoas que fazem parte da organização e sim uma forma dinâmica de encarar a organização para assim nela crescer profissionalmente. bloco II